Por: Adrielle Souza, Beatriz Alves, Amanda Sousa, Julia Peixoto, Luísa Moreira e Thaís Falcão

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Uma técnica chamada Bonsai



Muita gente não sabe, mas o nome bonsai não se refere a planta e sim a técnica utilizada para deixá-la tão pequena assim - mas continuando com suas características naturais( preservando sua capacidade de produzir suas flores e frutos). Essa técnica consiste em podar cerca de dois terços da raiz para controlar seu crescimento e, de vez em quando, podar os galhos para que eles criem uma forma única.

O Bonsai foi criado na China, mas se consagrou como uma arte no Japão e acabou se espalhando por todo o mundo.



 Para o cultivo de um bonsai, deve se ter muita atenção e principalmente paciência.                                       
 A planta deve ser regada apenas quando o solo do vaso estiver quase seco. Como regra geral, se a temperatura passar dos 20ºC e a umidade do ar estiver baixa, uma planta de até 30 centímetros deve ser regada todos os dias, podendo regar também a sua copa. Já em dias mais frios, essa rega pode ser intercalada entre os dias.

No que se refere a poda , isso depende muito da espécie da planta. Mas, em média, ela pode ser feita entre três e seis meses. A poda serve para, além de manter o tamanho da planta (o que é meio óbvio, você não vai deixar a planta crescer e ficar enorme porque ai vai deixar de ser um bonsai), também estimula a planta a criar novos brotos, que aos poucos vão preenchendo a copa, deixando-a mais bonita. =)


Para podar as raízes do bonsai, cuidadosamente, deve-se remover a planta do vaso e tirar  a terra que já vai estar compacta e dura. Feito isso, é só cortar nas laterias. 

Quando colocá-lo de volta no vaso, o bonsai deve ser amarrado com arame para que  fique bem firme e não acabe caindo do vaso. Depois é só colocar terra nova e pronto, seu bonsai já está podado.

Os bonsais gostam de receber luz em suas folhas, então é bom que eles fiquem perto de uma janela =)


Um bonsai pode valer de R$150 até R$30 mil reais, então se quiser ganhar dinheiro vendendo bonsai é só tomar esses cuidados que vai dar certo. HAHA

Mas tome cuidado, tem gente que vende mudas de plantas ou até plantas mortas (coníferas e pinheiros, por exemplo) que mesmo mortas, continuam com  uma coloração esverdeada por um tempo.

Fontes de Pesquisa

-Thaís Falcão



PS.: O post anterior foi feito pela Luísa Moreira 

sábado, 12 de abril de 2014

O maior cajueiro do mundo


Localizado no Rio Grande do Norte, o maior cajueiro do mundo é um grande atrativo turístico para a cidade. A árvore ocupa uma área de 8.500m², o corresponde a cerca de 70 cajueiros juntos, e só nao cresce mais por causa das ruas e casas localizadas ao seu lado, mas notícias recentes falam sobre a "invasão" do cajueiro nas ruas da cidade.Os habitantes mais antigos da cidade afirmam que a árvore tem cerca de 100 a 115 anos. Como ainda não houve uma pesquisa que vá mais ao fundo, esse dado é o mais aceito. 

O crescimento anormal do cajueiro é explicado por duas anomalias genéticas: os galhos da árvore, em vez de crescer para cima, crescem pra baixo; ao tocar no chão esses galhos grossos acabam criando raízes também, e depois passam a crescer novamente como se fossem novos galhos. As raízes secundárias ajudam na manutenção da planta mas todos os galhos dependem do tronco principal. 

Quando chega a época da safra, o cajueiro costuma produzir cerca de 70 a 80 mil frutos, que são vendidos aos visitantes. O cajueiro pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Anacardiaceae, originária do nordeste do Brasil. 


Fontes de pesquisa
http://www.cerratinga.org.br/caju/
http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2014/03/maior-cajueiro-do-mundo.html
http://naesquinadobrasil.blogspot.com.br/2008/06/o-maior-cajueiro-do-mundo.html