Localizado no Rio Grande do Norte, o maior cajueiro do mundo é um grande atrativo turístico para a cidade. A árvore ocupa uma área de 8.500m², o corresponde a cerca de 70 cajueiros juntos, e só nao cresce mais por causa das ruas e casas localizadas ao seu lado, mas notícias recentes falam sobre a "invasão" do cajueiro nas ruas da cidade.Os habitantes mais antigos da cidade afirmam que a árvore tem cerca de 100 a 115 anos. Como ainda não houve uma pesquisa que vá mais ao fundo, esse dado é o mais aceito.
O crescimento anormal do cajueiro é explicado por duas anomalias genéticas: os galhos da árvore, em vez de crescer para cima, crescem pra baixo; ao tocar no chão esses galhos grossos acabam criando raízes também, e depois passam a crescer novamente como se fossem novos galhos. As raízes secundárias ajudam na manutenção da planta mas todos os galhos dependem do tronco principal.
Quando chega a época da safra, o cajueiro costuma produzir cerca de 70 a 80 mil frutos, que são vendidos aos visitantes. O cajueiro pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Anacardiaceae, originária do nordeste do Brasil.
Fontes de pesquisa
http://www.cerratinga.org.br/caju/
http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2014/03/maior-cajueiro-do-mundo.html
http://naesquinadobrasil.blogspot.com.br/2008/06/o-maior-cajueiro-do-mundo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário